Menu

Preocupado com a inadimplência? Descubra se você tem o nome sujo e veja como resolver!

Descubra como consultar sua situação de inadimplência e seu score agora mesmo!

Ultimamente a inadimplência tem acometido uma parcela significativa da população brasileira, havendo, de acordo com o Serasa, uma estimativa de que em julho de 2023 cerca de 71,41 milhões de brasileiros enfrentam essa situação, o que representa cerca de 33,8% da população do país.

Contudo, apesar de mais de um terço da população estar com alguma dívida atrasada, um grande número de pessoas sequer sabe que está com o “nome sujo”. Dessa forma, se você deseja saber se está com o score de crédito baixo, leia esse artigo onde lhe ensinaremos como descobrir e resolver!

Quais as consequências de se estar em estado de inadimplência?

cdluniao serasa spc brasil parceria

Antes de descobrir como consultar o seu CPF, veja algumas consequências da inadimplência na sua vida financeira.

  • Juros e Multas: Dependendo de para quem você está devendo, é possível que haja a aplicação de algum juro e multa sobre a dívida, tornando assim mais difícil o pagamento.
  • Restrições de Crédito: Caso você esteja inadimplente por muito tempo, é possível que a sua pontuação de crédito seja afetada, fazendo com que se torne mais difícil contratar alguma modalidade de crédito no futuro, como empréstimos pessoais, financiamento de automóveis e cartões de crédito. Além disso, mesmo que você consiga o crédito, as taxas de juros podem ser mais altas.
  • Ações judiciais: Dependendo do credor, é possível que ele abra uma ação judicial contra você que dependendo da dívida, pode resultar em um bloqueio da sua conta bancária, além do credor poder receber parte do seu salário para quitar o débito. Além disso, ainda é possível que além de pagar a dívida você precise bancar os custos da ação judicial.
  • Perda de Ativos: Em casos extremos de inadimplência, há a possibilidade de seus bens como carros e casas serem tomados, principalmente se houver algum tipo de garantia associada à dívida, como uma hipoteca ou um empréstimo com garantia de veículo.
  • Dificuldade de Planejamento Financeiro: Além disso, ficar inadimplente pode dificultar a forma como você planeja as suas finanças já que você terá de dedicar uma parcela do seu salário exclusivamente para a quitação das dívidas.

Como saber se você está com o nome sujo?

Existem algumas maneiras de descobrir se seu nome está sujo de forma totalmente online. Abaixo mostraremos algumas delas.

Serasa – Consulta ao CPF

A empresa Serasa possui tanto um site quanto um aplicativo móvel, disponível gratuitamente no Google Play e App Store, que podem ser usados para verificar de forma rápida e prática se você está inadimplente. Assim, basta fazer o seu cadastro no Serasa, acessar a opção “Consultar CPF Grátis” e preencher um breve formulário. Dessa forma, o site lhe mostrará a situação do seu CPF e em caso de dívida, informará o valor, a data que você foi negativado e mais algumas informações sobre a empresa credora.

SPC Brasil

O SPC Brasil é o site oficial do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e assim como o Serasa, também oferece a possibilidade de você consultar a situação do seu CPF de forma ágil e totalmente online, seja através do site ou do aplicativo. Dessa forma, assim que você acessar o site é necessário fazer o Cadastro Positivo que é um vínculo com a empresa que lhe permite verificar a qualquer momento seu score, seus pagamentos, débitos, além de garantir outros benefícios. Assim, após se cadastrar basta clicar em “Consultar agora” e obter todas as informações referentes à situação do seu CPF.

Boa Vista SCPC

Por último temos o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) que é administrado pela Boa Vista Serviços e também oferece a possibilidade de consultar a situação do seu CPF e CNPJ, com o diferencial que através desse serviço é possível também descobrir quais empresas consultaram o seu CPF.

Dessa forma, para fazer uma análise da sua situação, é possível utilizar tanto o site quanto o aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo. Assim, basta fazer o seu cadastro, digitar seu CPF e clicar em “Consultar grátis” para obter todas as informações referentes ao seu score.

Como manter o seu nome limpo?

Você viu que estar em estado de inadimplência traz uma série de consequências negativas para a sua vida financeira. Sendo assim, além de consultar regularmente a sua situação perante os órgãos de proteção ao crédito, é importante manter um bom controle da sua vida financeira de forma a não acabar ficando com o nome sujo.

Sendo assim para não entrar em estado de inadimplência, é recomendado:

  • Criar uma planilha de gastos;
  • Evitar o uso excessivo do cartão de crédito;
  • Reduzir gastos desnecessários;
  • Buscar educação financeira;
  • Considerar o uso de aplicativos financeiros.